20/03/2009

Falta de cultura...e de oportunidade

Felícia Costa, Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sesimbra deu-se ao trabalho de responder na edição de hoje do Jornal “Nova Morada” ao editorial da edição anterior da publicação. A vereadora ficou pasmada e baralhada com a opinião do director do Jornal que afirmou que “Não se percebeu (…) se a
promoção, a animação e a formação cultural, bem como o exercício das actividades culturais, obedecem a alguma planificação geral, sectorial, ou por freguesia, ou se simplesmente acontecem como fogachos”. Disse Felícia Costa que ficou “com dúvidas se o mesmo se estaria a referir ao concelho de Sesimbra”. Dúvidas que eu sinceramente não tenho. Tenho preocupações, que não são de hoje, mas que perante a irresponsabilidade da resposta da vereadora me deixam hoje mais preocupado ainda.
Em Sesimbra, tal como Jorge Santos, ainda ninguém percebeu qual o objectivo da programação cultural do concelho. E o pior é que a Câmara Municipal também não sabe. Como resposta a vereadora opta “por elencar o trabalho desenvolvido por esta autarquia e deixar a análise do mesmo ao critério dos leitores”.
Haverá alguém na vereação que explique à Sra. vereadora que não é essa a questão!
O facto de se fazer o evento A, B, C, D……Y não implica forçosamente a existência de um objectivo claro, uma política.
Eleger políticos que não sabem fazer política, que não têm objectivos é um erro e Sesimbra paga todos os dias por isso.
Todas as coisas que se fazem sem um fim específico não passam de festas, festinhas e festarolas. Algumas podem ter qualidade, mas isso não torna a estratégia melhor ou pior, só faz com que a animação seja tolerável.
Com esta resposta a vereadora perdeu uma oportunidade de continuar a esconder a sua falta de preparação e brindou-nos a todos com a consagração daquilo que é a marca deste executivo e de outros que trouxeram Sesimbra ao ponto em que hoje se encontra, a falta de estratégia.
Sesimbra merece mais e melhor. É tempo de mudar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tás em campanha eleitoral! não estás??? isso diz tudo! Para o bom peixito que leia este blog fica um pouco baralhado, eventos com objectivos, o que será? " o que se pode pensar "? realização de eventos para inculcar valores?? Seguir uma linha mestra??? visando o quê???? esclareça-me por favor!!! Não responda de forma salazarenta.....