16/04/2009

Em Sesimbra a 17 de Abril



Carlos Sousa, João Soares e Artur Torres Pereira têm em comum o facto de serem ex-presidentes de Câmaras Municipais, diferindo no partido político a que pertencem. Os três debaterão à mesma mesa o tema ‘Novos Desafios das Políticas Autárquicas’, no próximo ‘Encontro do Clube’ organizado pelo grupo de reflexão ‘Observa’ e promovida em colaboração com o Clube Sesimbrense, onde a sessão terá lugar, em 17 de Abril, pelas 21 horas.
No mês em que se comemoram 35 anos após a revolução dos cravos, Carlos Sousa, ex-PCP e ex-presidente das Câmaras Municipais de Setúbal e de Palmela, João Soares, do PS e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Artur Torres Pereira, do PSD e ex-presidente da Câmara Municipal de Sousel e da Associação Nacional de Municípios, propõem-se a debater experiências, perspectivas e expectativas sobre as políticas autárquicas.
Para o grupo de reflexão ‘Observa’, as autarquias, que chegaram a viver um “estado de graça” logo após o 25 de Abril, “apontadas como a componente mais genuína do conjunto das instituições democráticas”, confrontam-se hoje com uma realidade bem diferente. “Nas últimas décadas são frequentes as acusações de corrupção e abuso de poder” e o papel das autarquias ganha um novo nível de exigência, fruto também da “enorme” pressão exercida “junto dos principais responsáveis locais para se associarem com promotores privados em regime de parceria”.
A suburbanização, resultado “do actual regime de utilização dos solos que se reflecte nos estímulos à expansão urbana acelerada das zonas limítrofes” bem como a “confusão” na definição daquilo que “pode e deve constituir o campo de intervenção de uma autarquia no plano cultural” serão alguns dos temas que o grupo pretende ver abordados.
“Está em causa a necessidade de definir orientações estratégicas, de ter uma concepção de desenvolvimento actualizada adaptada às grandes tendências de evolução recente e adequada às características específicas locais e regionais”, defendem.
A sessão é aberta ao público.

Sem comentários: