05/06/2009

Entrevista ao Jornal "Nova Morada"

1- Se for eleito presidente da Câmara quais são as suas prioridades no seu mandato, para este concelho?CM: A minha prioridade é definir e concretizar uma estratégia de desenvolvimento centrada nas pessoas do concelho e nas suas necessidades.
É já tempo do poder autárquico se virar para a Quinta do Conde, com o respeito que a mais populosa freguesia do concelho merece, criando as infra-estruturas necessárias a uma vida social e cultural saudável. É inadmissível que ainda hoje, para estudar ou para ir a um cinema, os jovens da Quinta do Conde tenham de sair da sua freguesia. É inaceitável que o único espaço verde digno desse nome existente na freguesia resulte de uma contrapartida de uma superfície comercial e não de uma opção estratégica da Câmara Municipal. É prioritário reencontrar a tipicidade e as características que tornam única e especial cada uma das aldeias da freguesia do Castelo. É urgente inverter a transformação da vila de Sesimbra numa terra de ninguém, sufocada por paredes de betão que lhe castram a cultura e a afastam do mar.
É tempo de falar verdade aos habitantes do concelho e denunciar um executivo que oferece prémios aos pescadores ao mesmo tempo que convida o responsável pelo regulamento do Parque Marinho Luís Saldanha, que tão prejudicial tem sido para a pesca local, para integrar o júri de um prémio científico a atribuir pelo município.


2-Se não for eleito presidente, mas entrar no executivo como vereador, vai aceitar pelouros?CM: O meu compromisso nestas eleições é com o meu programa e com uma clara inversão em relação às opções que têm vindo a ser tomadas e que tanto têm penalizado as pessoas do concelho. Não me usarei nunca da política. Utilizarei a política para defender o concelho do desastre que tem sido a sua governação nos últimos anos. Não faço a política do lugar e das regalias de ser vereador. Estou disponível para trabalhar no sentido de melhorar a vida no meu concelho. Não sou parte do problema, mas parte da solução.

3- Qual era a área em que achava que podia dar melhor o seu contributo? CM: A candidatura do Bloco de Esquerda apresenta uma estratégia de desenvolvimento para o concelho. Sou o vértice de uma equipa, que reúne diferentes sensibilidades, com competências em diversas áreas fundamentais, unida em função de uma ideia para o concelho oposta àquela que tem sido desenvolvida até aqui. A minha preocupação neste momento, passa pelo desenvolvimento de um programa eleitoral coerente com essa ideia e que represente a opinião de um conjunto alargado de pessoas, com e sem filiação partidária, mas que se revêem nas nossas propostas e que partilham muitas das nossas preocupações.

Esta entrevista foi publicada no Jornal "Nova Morada" que hoje foi para as bancas. Contudo, as minhas repostas não foram publicadas na integra. Aqui transcrevo as respostas completas.

Sem comentários: