28/10/2008

A Terra Treme de Visconti


Há alguns meses atrás tive oportunidade, por intermédio de um amigo apreciador de cinema, de descobrir este filme de Luchino Visconti, passado numa pequena vila de pescadores no litoral da Sicília (Itália). A película de 1948 retrata a vida dessa vila, que não deveria diferir muito da Sesimbra daquela época.
Para quem vive os problemas da pesca nos dias de hoje, como eu, o visionamento do filme permite entender quão profundas e enraizadas estão determinados sentimentos típicos desta classe.
O link que indico nas minhas escolhas de filmes na rampa, faz uma interpretação política da provável intenção de Visconti em pôr a nú alguns dos problemas do capitalismo, contudo esta entrada não serve para muito mais do que para partilhar a emoção que uma viagem a um tempo muito anterior ao meu, numa terra que podia ser a minha, me fez sentir orgulhoso das minhas salgadas e rudes origens.
Trailer aqui.

Sem comentários: